top of page
1 - riscos brancos.png

Frente Parlamentar da Apicultura

e da Meliponicultura

Pensando em acompanhar as políticas públicas, programas e projetos da atividade apicultora, o deputado Altair propôs na Alesc a criação da Frente Parlamentar da Apicultura e Meliponicultura de Santa Catarina. O objetivo é apoiar a atividade, além de estimular o aumento da produtividade e competitividade no setor.

 

O estado de Santa Catarina já é considerado no cenário nacional como maior produtor de mel por quilômetro quadrado do país e o maior exportador do produto, além de ser considerado como um dos melhores do mundo.

São cerca de 10 mil apicultores em todo o Estado, onde 80% delas têm a apicultura como principal atividade econômica. São 315 mil colmeias em produção, o que representa mais de 60kg por metro quadrado. 42% do mel produzido no estado tem certificação como orgânico e 99% do mel exportado é orgânico.

 

A atividade da apicultura é uma atividade prevencionista e econômica, que não prejudica o meio ambiente. Altair ressalta que precisa ser estimulado o consumo e uma das formas é estar na Cesta Básica do Catarinense. "Queremos também reforçar a divulgação positiva da imagem do segmento como uma estratégia de fortalecimento da agricultura familiar. O nosso desafio é apoiar os apicultores, e as suas associações, potencializando a produção e o consumo no Estado", diz Altair.

 

"Santa Catarina é destaque, porque enquanto o país produz, em média, 5 quilos de mel por quilômetro quadrado, o Estado produz, em média, 65 quilos por quilômetro quadrado", ressalta o deputado.

Publicações
bottom of page