Altair Silva garante que convênio do HRO será renovado

Informação foi confirmada pelo Secretário de Saúde do Estado


O deputado estadual Altair Silva (PP) esteve nesta semana com o Secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, discutindo as principais demandas da área no Estado, especialmente para o Grande Oeste Catarinense. A boa notícia que chega, e que foi confirmada pelo deputado junto ao Secretário, é de que o convênio que garante o repasse para o Hospital Regional Oeste será renovado assim que se esgotar os prazos vigentes.


“Essa é uma ótima notícia para a nossa gente de Chapecó e da grande região que utilizam o Hospital. Com essa renovação nós damos um passo importante, pois geramos alivio para os gestores que terão parte do custeio da unidade garantido, e também ampliamos as possiblidades de expandir os serviços”, comenta Altair Silva.


A atual recomposição da subvenção que é de R$ 1,8 milhões mensais está garantida e conforme o presidente da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), Rogério Getúlio Delatorre, “o montante é fundamental para manter o equilíbrio financeiro da unidade que é feito através de convênio de gestão com o Governo do Estado”, frisou.


Durante a reunião com o Secretário de Estado, Altair Silva, apresentou o projeto de lei 347/2016, de sua autoria, que institui a Matriz de Distribuição de Recursos Financeiros destinados aos hospitais regionais do Estado e que são integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o projeto, a Matriz servirá de parâmetro para a definição do montante que caberá a cada hospital.


Hoje a distribuição ocorre sem critérios e a partir da proposta indicadores seriam respeitados, como o número de atendimentos, o número e a taxa de ocupação de leitos, o número de internações, o número de servidores e médicos e a taxa de mortalidade institucional. O Secretário