Altair Silva propõe a criação da Frente Parlamentar da Apicultura em SC

O deputado estadual Altair Silva propôs na Assembleia Legislativa a criação da Frente Parlamentar da Apicultura e Meliponicultura de Santa Catarina, que tem o objetivo de acompanhar as políticas públicas, programas e projetos da atividade apicultora e meliponicultura, além de estimular o aumento da produtividade e competitividade no setor.


Conforme Altair Silva, Santa Catarina tem o melhor mel do mundo e precisa cada vez mais valorizar o produto que é produzido no Estado. “Temos mais de 9 mil apicultores que se dedicam para entregar um produto de altíssima qualidade. Através da Frente queremos acompanha as atividades do setor, dar apoio técnico e financeiro, além de estimular cada vez mais a competitividade do mel em Santa Catarina”, afirmou Altair.


O estado de Santa Catarina já é considerado no cenário nacional como maior produtor de mel por quilômetro quadrado do país e o maior exportador do produto, além de ser considerado como um dos melhores do mundo.  São cerca de 9,7 mil apicultores em todo o Estado, onde 80% delas têm a apicultura como principal atividade econômica. São 315 mil colmeias em produção, o que representa mais de 60kg por metro quadrado. 42% do mel produzido no estado tem certificação como orgânico e 99% do mel exportado é orgânico.


A atividade da apicultura é uma atividade prevencionista e econômica, que não prejudica o meio ambiente. Altair ressalta que a Frente pretende também reforçar a divulgação positiva da imagem do segmento como uma estratégia de fortalecimento da agricultura familiar. “o nosso desafio é apoiar os apicultores, e as suas associações. Queremos aumentar o apoio técnico e de mercado para prosperar ainda mais a atividade”, comentou Altair.  


O presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Enio Cesconetto, afirma que “Santa Catarina é referência na produção de mel para o Brasil, e isso se d