top of page

FETAESC 50 anos: Histórias, lutas e conquistas

Evento comemorativo acontece nesta segunda (2)

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) comemorou 50 anos nesta segunda-feira (2). Para celebrar as cinco décadas de trajetória do Movimento Sindical, mais de 1,3 mil pessoas participaram de um evento comemorativo em São José, na grande Florianópolis.

Caravanas de todo o Estado se deslocaram para a comemoração, que iniciou com um culto ecumênico e, em seguida, uma sessão solene que homenageou os ex-presidentes da Federação e os Sindicatos dos Trabalhadores (as) e Agricultores (as) Rurais de Santa Catarina.

Na ocasião, o pré-candidato a deputado estadual e defensor do agronegócio catarinense, Altair Silva, ressaltou a importância do trabalho da FETAESC em prol dos agricultores. “A federação soma grandes conquistas ao longo de sua história. A luta por melhores condições de trabalho e qualidade de vida no campo faz a diferença para as mais de 163 mil famílias de agricultores familiares catarinense atendidas. Parabéns pelo trabalho e empenho de todos os membros da FETAESC”, pontua Silva.



Para o presidente José Walter Dresch, nesses 50 anos a Fetaesc construiu riquezas para Santa Catarina. “São 50 anos de uma história bonita e de muitas lutas para desenvolver a agricultura catarinense e garantir os direitos dos trabalhadores rurais e agricultores. O meu muito obrigado a todos da diretoria e dos sindicatos que contribuem para garantir os direitos das famílias agricultoras de Santa Catarina”, agradeceu Walter Dresch.


A Fetaesc


Após a criação de sindicatos em dezenas de municípios catarinenses em 1968, o Movimento Sindical se empenhou na fundação da Federação, que passou a representar os Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina. Em 7 de janeiro de 1969, o Ministério de Estado dos Negócios do Trabalho e Previdência Social reconheceu a Fetaesc como entidade representativa.

Atualmente, a entidade está presente em 214 municípios catarinenses por meio dos Sindicatos dos Trabalhadores (as) e Agricultores (as) Rurais para representar, organizar e integrar as famílias agricultoras de Santa Catarina.



0 comentário
bottom of page