top of page

20/04/24 - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DEPUTADO ALTAIR NESTA SEMANA:


Lançamento do programa Leite Bom Santa Catarina


Com muita satisfação eu acompanhei o lançamento do Programa Leite Bom Santa Catarina, que ocorreu em Concórdia nesta sexta-feira (19). Por meio do decreto que retira os benefícios fiscais dos laticínios importados e que concede excelentes linhas de crédito aos produtores, acredito que nosso estado terá o melhor plano do Brasil para esse setor, que é tão importante para os catarinenses. Serão mais de 22,2 mil produtores atendidos direta ou indiretamente. É muito positivo saber que todo nosso esforço, por meio da Comissão de Agricultura, da qual sou presidente, e da Bancada do Oeste, foi recompensado com essa excelente iniciativa.





6º Fórum Sul Brasileiro Biogás e Biometano


Participei do 6º Fórum Sul Brasileiro Biogás e Biometano em Chapecó. Um evento muito importante que foi realizado entre os dias 16 e 18. Lá, discutimos novas tecnologias para a produção e o desenvolvimento da cadeia desses biocombustíveis, que podem ser uma alternativa interessante para os produtores gerarem renda e energia a partir do reaproveitamento de rejeitos orgânicos vegetais e animais, como o esterco do porco, por exemplo. É uma fonte energética mais limpa, que emite menos gases poluentes e auxilia na diminuição do lixo gerado diariamente.


Inauguração da nova fábrica da Aurora Coop


Também estive na inauguração da nova fábrica da Aurora Coop em Chapecó. Um importante empreendimento, muito moderno e que vai gerar 700 empregos. É uma unidade que vai produzir quase 280 toneladas de alimentos por dia, entre empanados, cozidos e desfiados. O faturamento desse novo complexo industrial deve chegar a mais de R$ 86 milhões mensais.



Inauguração do CAPP


Marquei presença, ainda, na inauguração do Centro Associativo de Atividades Psicofísicas Patrick (Capp) em Chapecó. É um espaço extremamente relevante para a região, que conta com uma equipe multidisciplinar que oferece serviços de saúde, educação especial e Assistência Social.




Mais notícias de Santa Catarina e do país que você precisa saber


Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)


A Epagri e a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família (SAS) vão mobilizar os extensionistas para auxiliar os agricultores familiares a fazer o cadastro no PAA. O edital de Santa Catarina prevê a possibilidade de compra de 162 tipos de produtos entre frutas, verduras, panificados, peixes, mel e outros. A meta para 2024 é cadastrar pelo menos 800 agricultores, que poderão vender até R$ 15 mil pelo programa.



Medidas contra invasores de terra


Durante o “Abril Vermelho”, 24 invasões de terras em 11 estados foram registradas em apenas dois dias. Nesta semana, a Câmara Federal aprovou a urgência da votação do projeto de lei que exclui essas pessoas da possibilidade de recebimento de qualquer auxílio, benefício ou participação em programas sociais federais. A proposta também proíbe a nomeação de invasores de propriedades rurais em cargos públicos efetivos, comissionados ou de agentes políticos na Administração Pública Direta e Indireta de quaisquer dos Poderes e Instituições Públicas da União.


Outro projeto de lei ainda em análise na Câmara Federal proíbe a concessão de crédito rural para invasores de terras e condenados por crime ambiental, contra a vida, a liberdade e a integridade física relacionados à invasão. A proposta ainda não é lei. Ela será analisada, agora, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da instituição.



Influenza Aviária


Desde maio de 2023, o Brasil contabiliza 162 casos da doença em animais silvestres, mas sem registros em granjas comerciais, de acordo com dados do Ministério da Agricultura (MAPA). Santa Catarina tem 21 focos da doença: 20 em animais silvestres e um em ave de subsistência. Os casos foram registrados em São Francisco do Sul, Penha, Navegantes, Maracajá, Laguna, Joinville, Itapoá, Itapema, Itajaí, Imbituba, Garopaba, Florianópolis, Barra Velha e Balneário Barra do Sul.


Em caso de suspeita da doença, os produtores não podem tocar na ave e devem entrar em contato imediatamente com um médico veterinário da Cidasc para fazer a análise clínica do animal. O principal sintoma da influenza aviária é a morte súbita, muito acima da mortalidade habitual das aves no lote. Além disso, é possível observar tosse, espirro, muco nasal, queda de postura e de produção de ovos, que pode vir acompanhada de alteração nas cascas. Também são sintomas a hemorragia nas pernas e nos músculos, inchaço nas juntas das pernas, crista e barbela com cor roxa-azulada ou vermelho-escuro, falta de coordenação motora, diarréia e desidratação.

0 comentário
bottom of page