top of page

Audiência Pública sobre a crise do leite em São Miguel do Oeste

A Audiência Pública que aconteceria em Iporã do Oeste nesta sexta-feira (18), foi transferida e será realizada em São Miguel do Oeste no dia 1° de setembro, para discutir a situação dos produtores de leite do Estado. O evento vai reunir deputados, autoridades locais e produtores da região para discutir pontos como a queda dos preços e alta nos custos de produção.


Os produtores afirmam que a atividade corre sério risco, com a ameaça de abandono da atividade. Além da redução do valor pago pelo litro do leite, eles enfrentam a concorrência com o produto importado da Argentina e do Uruguai por um preço mais baixo.


O encontro será organizado pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e do Presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural e proponente, Deputado Altair Silva, e acontece as 14 horas na Câmara de Vereadores do Município de São Miguel do Oeste.

Na última sexta-feira, dia 11, foi realizada a primeira Audiência Pública do cronograma, em Seara. As próximas audiências possivelmente serão realizadas em Presidente Getúlio e Braço do Norte.



Em Brasília, Altair Silvia busca soluções para a crise que afeta o setor leiteiro


O Deputado Estadual e Presidente da Comissão de Agricultura na ALESC, Altair Silva (PP), participou na última terça-feira (01) de um almoço promovido pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). O encontro aconteceu na sede do grupo, em Brasília, com a presença de deputados federais que compõe a frente, e possuem o seu objetivo de discutir questões relacionadas ao agro a nível nacional.


Na oportunidade o deputado Altair Silva esteve reunido com o Presidente da FPA, o Deputado Federal Pedro Lupion (PP/PR) buscando soluções para a crise que vem afetando os produtores de leite catarinenses. “Na audiência com o Presidente da FPA buscamos soluções para o tema. Na oportunidade falamos sobre a importação do leite que vem da Argentina e do Uruguai, que é a principal causa da crise que vem inviabilizando o desenvolvimento do setor no estado e fazendo que os preços caiam muito, causando ainda mais prejuízos aos produtores”, afirmou o parlamentar.


Durante a conversa, os parlamentares também falaram de uma forte tendência de uma triangulação na chegada do leite para Santa Catarina. “Há uma tendência da chegada do leite vindo da Nova Zelândia, na forma de dumping, com um preço mais competitivo e atrativo até o Uruguai e Argentina, caso esses países adquirissem o leite, eles poderiam revender para o Brasil, sem nenhuma tributação, devido aos acordos do Mercosul. Isso inviabilizaria ainda mais o setor em Santa Catarina,” ponderou Altair.


A Frente Parlamentar da Agropecuária é um espaço importante de diálogo e articulação política, onde os parlamentares defendem os interesses dos produtores rurais e buscar soluções para as demandas do setor. Com certeza, o Deputado Altair trará resultados positivos para a agropecuária catarinense.





O Deputado Estadual e Presidente da Comissão de Agricultura da ALESC, Altair Silva (PP), vem acompanhando de perto o agro e a economia catarinense. O parlamentar encaminhou uma solicitação ao Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Henrique Baqueta Fávaro, para que reveja e antecipe a data de início da safra 2023.


A previsão atual para Santa Catarina é que o período de plantio da soja ocorra entre 21 de setembro de 2023 e 29 de dezembro de 2023. No entanto, essa data impede o cultivo da chamada "safrinha", que é de extrema importância para os produtores do Estado.


SAFRINHA

A safrinha é uma segunda safra de cultivo, geralmente de milho, que ocorre logo após a colheita da soja. Ela é fundamental para garantir a diversificação de cultivos, a segurança alimentar e o equilíbrio econômico dos agricultores. Além disso, a safrinha contribui para manter a produtividade das terras e a geração de empregos no setor agrícola.


Por estes motivos, é de extrema importância que o ministro da Agricultura reveja essa data e permita que a safrinha seja cultivada em Santa Catarina e antecipe os dias necessários. É fundamental que nossos agricultores tenham condições adequadas para produzir e que o governo esteja atento às necessidades do setor agrícola.






0 comentário
bottom of page