Calçados e Componentes: Frente Parlamentar em Apoio é lançada pelos Deputados Estaduais

Calçados e Componentes: Frente Parlamentar em Apoio é lançada pelos Deputados Estaduais


Incentivar, defender e fortalecer os setores calçadistas e de componentes para calçados, além de criar novas políticas públicas, foi o que levou o deputado Altair Silva a propor na Assembleia Legislativa uma Frente Parlamentar. Lançada nesta terça-feira na Sala de Comissões da ALESC, a solenidade contou com a presença da cadeia produtiva do calçado, com empresários, lideranças sindicais e trabalhadores da área.


A Frente Parlamentar em Apoio aos Setores Calçadistas e de Componentes para Calçados chega para discutir os principais desafios dos setores, através de debates, eventos e reuniões. “Nossa intenção é potencializar e ampliar a produção no Estado e nossa missão é fazer o elo entre o setor produtivo, trabalhista e do município com o governo estadual. Vamos construir em conjunto políticas e propostas”, frisou Altair.


Tendo como principal polo produtor São João Batista, no Vale do Rio Tijucas, o setor emprega no Estado mais de 8 mil pessoas. Somente na capital catarinense do calçado, são produzidos em média 2,8 milhões de pares de calçados por mês em 395 empresas, sendo 90% destinado ao mercado interno. As exportações têm como principais destinos países da América do Sul e América Central.  “Cresci e me criei no Vale. Eu vivi em São João Batista e acompanhei de perto a produção de calçados. Uma atividade praticamente artesanal, que precisa ser mais valorizada. Hoje somos referência e vamos juntos potencializar ainda mais a área”, destacou o parlamentar.