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Mais segurança nas estradas: deputado Altair apresenta projeto para proteção dos motoristas catarinenses


Mais segurança aos motoristas catarinenses. Esse é o principal objetivo do projeto de lei 98/2024, de autoria do deputado Altair Silva (PP), que prevê a instalação de rampas de escape nas rodovias do Estado. Durante a sessão ordinária desta terça-feira (9), na Assembleia Legislativa, o parlamentar pediu o apoio dos pares para a aprovação da medida.


“Pelas nossas estradas são transportadas a nossa gente, a produção e o agronegócio. Nosso estado tem um relevo muito acidentado, a topografia não nos favorece. Por isso, nós precisamos desse investimento, que não deve ser de elevada monta, mas que vai salvar vidas”, explica Altair.


O texto estabelece que as rodovias a serem restauradas, readequadas, construídas ou duplicadas pelo Executivo ou concessionária deverão contar com o equipamento em percursos de declive de longa extensão.


Altair Silva citou exemplos de estradas catarinenses que necessitam da implantação dessa solução, como é o caso da SC-480, que liga o município de Chapecó, no Oeste, ao Goio-ên, na divisa com o Rio Grande do Sul. Além desse, o trecho que liga Chapecó a Seara, no Meio-Oeste, também precisaria desse tipo de instrumento, pois se trata de um trajeto com muitas curvas e descidas.


Rampas de escape são caixas de concreto instaladas nas margens das vias e que podem ser preenchidas com brita, saibro ou argila expandida — similar a utilizada em jardinagem. Esses dispositivos absorvem o impacto dos veículos, reduzindo sua velocidade até a parada em segurança.


De acordo com a Arteris, empresa concessionária da autopista Litoral Sul, existem três áreas de escape no trajeto que liga as capitais Florianópolis e São Paulo. Uma delas está localizada na Serra do Cafezal, no estado paulista, enquanto as outras duas foram instaladas na Serra do Mar, entre Curitiba (PR) e Joinville (SC). Até 3 de abril deste ano, os dispositivos já foram utilizados 645 vezes, salvando 1.135 vidas.


A proposta deve ser analisada pelas comissões antes de ser votada no plenário da Alesc.

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